São Lucas Solidário leva saúde, educação e cidadania à população carente de Porto Velho
Projeto completa 20 anos com ações gratuitas e multidisciplinares, envolvendo todos os cursos de graduação e parcerias institucionais
Porto Velho, 25 de abril de 2025 – O Centro Universitário São Lucas | Afya promove neste sábado (26) mais uma edição do projeto São Lucas Solidário, ação de extensão que há duas décadas transforma realidades por meio da oferta gratuita de serviços de saúde, educação e cidadania para comunidades em situação de vulnerabilidade social. A atividade será realizada das 8h às 14h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Aparício Nunes de Almeida, no bairro Cidade Nova.
A primeira edição do São Lucas Solidário 2025 contará com a participação de 140 profissionais da instituição e será realizada em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (AGEVISA), em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física. Outros órgãos públicos, como SEMASF, SEMDESTUR, SENAC, SEMTRAN e DETRAN, também estarão presentes com atendimentos e orientações à população.
O projeto, que integra todos os cursos de graduação da São Lucas, realiza campanhas itinerantes em bairros da capital e também em cidades do interior do Estado. A programação inclui atividades planejadas conforme a realidade e necessidade de cada local visitado, promovendo a conscientização social e oferecendo serviços que fortalecem a dignidade e o bem-estar da população.
Durante o evento, a comunidade poderá acessar consultas médicas, orientações jurídicas e previdenciárias, triagens de saúde, atendimentos odontológicos, ações educativas e muito mais. Os atendimentos abrangem áreas como Medicina, Odontologia, Direito, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Arquitetura, Engenharia, Administração, Biomedicina, Fonoaudiologia, Farmácia, Educação Física e Estética e Cosmética.
“O São Lucas Solidário é uma ação que materializa o compromisso da nossa instituição com a responsabilidade social, ampliando o alcance da educação para além da sala de aula. Ao completar 20 anos, o projeto reafirma seu papel na formação cidadã dos nossos alunos e no cuidado com as comunidades que mais precisam”, destaca o reitor do Centro Universitário São Lucas, André Samora.
Segundo ele, a ação é uma via de mão dupla: contribui para a formação prática dos acadêmicos e, ao mesmo tempo, gera impacto direto na qualidade de vida da população.
“Levamos serviços essenciais às comunidades e oferecemos aos nossos estudantes a oportunidade de desenvolverem competências técnicas e humanas fundamentais para o exercício profissional”, completa.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 21 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Serviço
São Lucas Solidário
Data: Sábado - 26 de abril
Horário: 8h às 14h
Local: Escola Municipal Manoel Aparício Nunes de Almeida - R. João Elias de Souza, 3757 - Cidade Nova