Rondônia, 26 de maio de 2018

NOTÍCIAS

15/05/2018 09:54

China

Janela de avião quebra e piloto quase é lançado para fora na China

Não se sabe o motivo do rompimento do vidro na cabine de pilotagem da aeronave. Piloto e tripulante ficaram levemente feridos

Janela de avião quebra e piloto quase é lançado para fora na China

O co-piloto de um avião da empresa Sichuan Airlines quase saiu pela janela durante o voo, quando o pára-brisa do lado direito da cabine de pilotagem quebrou. Preso pelo cinto de segurança, ele foi puxado de volta para dentro da aeronave e ajudou a fazer o pouso de emergência.

O acidente aconteceu nesta segunda-feira (14) na cidade de Chengdu, sudoeste da China, segundo autoridades da aviação chinesa.

Nenhum passageiro ficou ferido, mas o piloto que estava do lado do pára-brisa sofreu arranhões e entorses, informou a Administração Regional Sudoeste da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) em seu site. Um membro da tripulação também foi ferido, acrescentou.
O vôo, Sichuan Airlines 3U8633, partiu do município chinês de Chongqing e seguiu para a capital tibetana de Lhasa, informou a autoridade.

Passageiros contam o que aconteceu

Wang Qianlong, um dos passageiros, contou alguns detalhes sobre o momento assustador. "As luzes de repente apagaram. Uma comissária de bordo e seu carrinho foram erguidos no ar e depois caíram no chão. Meu assento estava perto do corredor, para que eu pudesse ver o processo com muita clareza. Eu e outro passageiro a ajudamos a levantar, a colocamos sentada e ela colocou a máscara de oxigênio. Outros atendentes se encarregaram de lembrar aos passageiros de colocar máscaras de oxigênio", disse Wang a um repórter.

"O avião de repente perdeu peso e começou a cair drasticamente, deve ter siddo uma grande queda. Mas ele se estabilizou novamente e permaneceu estável até pousarmos no aeroporto", acrescentou Wang.

Outro passageiro, Zhou Shili, também descreveu uma experiência semelhante.

"Eu de repente ouvi um estrondo do topo do avião, muito alto. Houve então um barulho alto de fluxo de ar. Foi um barulho muito alto. A cabine inteira então ficou escura e as máscaras de oxigênio caíram. Então o avião começou a cair, mas não por muito tempo antes de ser estabilizado novamente ", disse Zhou.

Depois que o avião aterrissou em segurança, muitos dos passageiros publicaram sua experiência on-line e mostraram sua gratidão à tripulação de voo.

"Eu só quero agradecer à tripulação de voo. Todos os membros da tripulação foram muito responsáveis. Todos eles fizeram o que precisavam durante o incidente", disse Wang.

A aeronave

Segundo o site de rastreamento de voos FlightRadar24, a aeronave era um Airbus A319. Uma porta-voz da Airbus disse que a fabricante fornecerá todo o apoio necessário a pedido da CAAC e da Sichuan Airlines.

A Sichuan Airlines disse em sua conta oficial no Weibo (rede social chinesa) que o vôo teve uma "falha mecânica", mas não forneceu mais detalhes.

A empresa informou que os passageiros foram transferidos para outro avião para continuar a viagem para Lhasa.

A Sichuan Airlines opera principalmente vôos domésticos, mas também voa internacionalmente para países como Japão, Canadá e República Tcheca.

Não se sabe o motivo do rompimento do pára-brisa

Incidentes envolvendo pára-brisas rachados acontecem regularmente devido a ocorrências como ataques de pássaros ou raios, mas os que envolvem pára-brisas inteiros são raros.

Em 1990, um dos pilotos do vôo 5390 da British Airways foi parcialmente expelido da janela da cabine depois que o para-brisa explodiu a 23.000 pés. Ele sobreviveu ao incidente, que ocorreu em um jato BAC-111.

A explosão de uma turbina num voo da Southwest Airlines em abril destruiu uma janela de cabine, matando uma passageira na primeira morte de passageiros de linhas aéreas americanas desde 2009.

Em 3 de maio, outro vôo da Southwest Airlines fez um pouso de emergência depois que uma janela da cabine quebrou em vôo.


Fonte:R7





Últimas notícias

Carregando...

Comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...