Rondônia, 24 de julho de 2017

NOTÍCIAS

11/01/2017 09:00

Brasil

Com avanço no pré-sal, Petrobras bate recorde de produção

Volume total produzido pela empresa no país cresceu 0,75% em 2016, ritmo suficiente para a empresa alcançar o maior nível já registrado.

Com avanço no pré-sal, Petrobras bate recorde de produção

A Petrobras informou nesta quarta-feira que a produção média de petróleo da companhia no Brasil atingiu em 2016 recorde histórico anual, alcançando 2.144.256 barris por dia (bpd). O aumento foi de 0,75% em relação ao ano anterior.

Segundo comunicado da companhia, a produção de petróleo no Brasil, que responde pela maior parte do volume produzido pela empresa, ficou em linha com a meta de 2,145 milhões bpd prevista para o período.

“Pelo segundo ano consecutivo, a Petrobras cumpre o planejamento previsto, reforçando o compromisso com a previsibilidade de suas projeções”, declarou a empresa, em nota.

O aumento em 2016 ocorreu na esteira do forte crescimento da produção do pré-sal. A média anual da produção operada pela empresa no pré-sal no ano passado atingiu a marca de 1,02 milhão barris de óleo por dia, alta de 33% na comparação com 2015.

A produção total da companhia no país, incluindo o gás natural, somou 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2016, alta de 1% em relação a 2015 e também um novo recorde para a estatal.

“Os principais destaques para a expansão da produção, em 2016, foram o expressivo crescimento da produção no campo de Lula (áreas de Iracema Norte e Iracema Sul, com os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba) e no campo de Sapinhoá (FPSO Cidade de Ilhabela), localizados no pré-sal da Bacia de Santos, além da área do Parque das Baleias (P-58), na porção capixaba da Bacia de Campos”, informou a empresa.

Além disso, houve o início da operação de três sistemas de produção, sendo dois no campo de Lula (FPSO Cidade de Maricá e FPSO Cidade de Saquarema) e um em Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba), localizados no pré-sal na Bacia de Santos.

Dezembro

A produção média mensal de petróleo da empresa no Brasil superou pela primeira vez a marca de 2,3 milhões de barris por dia, ficando 3% acima do recorde anterior, registrado em setembro de 2016. A produção no dia 28 de dezembro atingiu inéditos 2,4 milhões de barris de óleo/dia.

A produção de petróleo e gás natural no Brasil, em dezembro, foi de 2,82 milhões de barris de óleo equivalente (boed), 3% maior do que a registrada em novembro de 2016 e 6% maior do que a de dezembro do ano anterior.

No exterior, a produção média de petróleo em dezembro foi de 61 mil bpd, e a produção média de gás natural somou 10,3 milhões metros cúbicos/dia. Com isso, foram produzidos no mês 122 mil boed.

Consolidando as produções de petróleo e gás no Brasil e no exterior, a produção em dezembro de 2016 foi de 2,94 milhões boed e também se constituiu como novo recorde mensal. Em novembro, a estatal havia produzido ao todo 2,86 milhões boed. Em dezembro de 2015, a produção da companhia totalizou 2,85 milhões boed.


Fonte:Veja





Últimas notícias

Carregando...

Comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Clique aqui e deixe seu comentário direto na página

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...